Viajantes Transcedentais

Somos Viajantes trancedentes em busca da auto-afirmação preciosa do intelecto gradual do ser humano.Afinal, jogo é jogo.Treino é Treino.E jogo-treino é Jogo-Treino! Assim como CERVEJA é PÃO! e MARGARINA é PLÁSTICO .. ... . ..... .. ... .... . ...

terça-feira

Desplastificação, uma boa maneira de salvar o planeta

O lance é: Desplastificar!
Conversando com um amigo que quer mudar o mundo hoje, entramos num assunto caótico: PLÁSTICO!
Vejamos o processo:
O plástico é um composto químico derivado do Petróleo, que demora muitos anos (são muitos mermo, de 500 pra lá!) para se decompor. Hoje, tudo é plástico (tirando as coisas que não são, claro). vou citar um exemplo, dia destes estava com umas amigas e elas pararam para comer um lanche no mcdonalds. antes de sentarmos em uma mesa, pude observar o que os consumidores(é, não existem mais cidadãos, somos todos consumidores agora) que lancharam antes de nossa chegada, deixaram em cima da mesa: alguns quilogramas de puro lixo. pois bem, depois de elas comprarem seus respectivos lanches, percebi que, para cada coisa comprada (naum considero mcdonalds alimento) vinha com uma embalagem individual, vamos a lista:
- foram 2 sanduíches, ou seja, 2 caixinhas de papel plastificado
- 2 refrigerantes e uma água de côco, cada um em seu respectivo copo plástico, com tampa plástica
- uma batata frita, com sua respectiva caixinha como a do sanduíche
- uma salada, que vem numa cúia de plástico, com uma tampa também de plástico
- cada lanche de cada pessoa vem numa bandeja plástica, com um papel forrando a mesma
- cada copo plástico com tampa plásctica vem com um canudo de plástico
- acho que o maior absurdo: cada guardanapo de papel vem em uma embalagem de plástico individual, levando em conta que cada pessoa usa pelo menos uns 3 guardanapos de papel embrulhados cada um em um plástico, soma-se mais 9 embalagens plásticas a conta acima;

isso para apenas 3 pessoas comerem, em menos de 10 minutos. levando em consideração que que, estimativa minha, algumas centenas de pessoas passam pela lanchonete todos os dias e a quantidade de lanchonetes mcdonalds e semelhantes existem no mundo inteiro, imagine a quantidade de toneladas de plástico que são geradas, além da má alimentação que tais lanches oferecem. muita gente diz ter vontade de mudar alguns hábitos em função do, agora, tão falado aquecimento global, no entando, essas lanchonetes vivem lotadas, todos os dias no mundo inteiro. nada contra quem os comem, mas essas lanchonetes poderiam servir, em pratos de porcelanas, em copos de vidro, em guardanapos de pano, com isso geraria pelo menos mais alguns empregos (já que deve ter alguém para lavar essa louça), e diminuiria a tonelagem de lixo produzido. aí entra outra questão, naum adianta fazer isso, se na hora de lavar, usar sabão não degradável, pois passaria a produzir, em vez de toneladas de plástico, toneladas de produtos químicos de limpeza, que vão parar, nos canais e nos rios e no mar.
Plástico é foda, só dizendo assim. o que relatei acima é apenas para lanchonetes tipo mcdonalds, imagine todo o resto. outro exemplo básico é uma simples ida para supermercado. um (apenas um) supermercado tipo bompreço (também com bandeira dos eua) produz outras tantas toneladas de plástico (não vou usar números, pois as cifras vão muito longe e necessitaria de um computador daqueles monstruosos para tal cálculo, e eu só tenho um cérebro, ainda). apenas uma pessoa que faz suas compras caseiras, que se faz com aqueles sacos plásticos? usa-se para forrar os lixeiros de casa que depois vão para o caminhão do lixo e para o lixão, de onde nunca mais sairão. outras vão parar, nos rios e por consequência no mar. uma simples mudança de hábito ajuda nisso, ao invés de se trazer sacolas plásticas dos supermecados, é só levar uma, ou duas caixas de papelão, por exemplo, e acomodar as compras. as caixas vão ser facilmente reutilizáveis diversas vezes, além de ser mais fácil de transportar e acomodar no porta-malas do
veículo. e não só de supermecardo, praticamente, qualquer compra vem acomodade nesse tipo de sacola plástica. ontem comprei um filme, de máquina sem ser digital, a moça do caixa faz questão de colocar dentro de uma minúscula sacolinha plástica, eu o retirei de tal saco plástico e o devolvi na hora a moça, pois estava com uma mochila e não tem pra quê mais uma sacola.

são pequenas atitudes
grandes soluçoes
pensar globalmente
agir localmente

tudo o que acontece comigo, é minha responsabilidade
se minha cidade está cheia de lixo e plástico pelas ruas
a culpa é minha

parece simples, não? eu acho...
mas o ser humano tem uma capacidade incrível de transformar o simples, em algo que pareça absurdamente complicado...

simplicar é uma arma poderosa
simplifique também

2 Comentários:

  • Às terça-feira, 17 abril, 2007 , Blogger Chico Oliveira disse...

    O problema é que ações que mudariam isso dependeriam em grande parte da iniciativa de gente que lucra com o uso do plástico.

    Mas não desanimem,
    Eu não desisti de mudar o mundo

     
  • Às quinta-feira, 19 abril, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

    é isso aí rapaz! eu tb estou tentando fazer minha parte...sacolas plasticas estão proibidas em casa...rs...e vamo que vamo que esse mundão há de melhorar!!
    bjos da katinha

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial